-
Arquitetos: Idoia otegui_arquitectura
- Área: 200 m²
- Ano: 2015
Descrição enviada pela equipe de projeto. O melhor do campo no melhor da cidade. Dizem que não é possível ter tudo e que sempre desejas o que não tem. Mas às vezes a sorte bate na sua porta e você tem a possibilidade de morar numa residência com seu próprio jardim com piscina, cachorro, belas vistas da natureza, mas situada no topo de uma torre no centro de Madri.
Este chalé está situado na privilegiada cobertura de um edifício de 12 anos da década de 1960. É acessado pelo jardim em dois níveis, o primeiro deles com uma piscina em forma de rim, como se faziam antigamente, como os motéis decadentes das rodovias americanas. A casa de 80 m² construída em dois níveis - como todo chalé que se aprecie - tem em seu térreo toda a totalidade da habitação, pequena e suficiente. Uma sala com lareira e saída direta para o jardim, uma cozinha com área para comer no exterior, um amplo dormitório com closet, terraço e vistas à serra de Madri e um banheiro.
O melhor está guardado para o segundo nível: uma escada caracol nos conduz a um pequeno espaço que nos lembra um barco, o coração da habitação, um tesouro oculto no meio de Madri, um espaço sem nome, sem uso, uma extravagância, um luxo inútil, sublime, onde os usos sérios e convencionais da residência não possuem espaço, construído sem nenhum fim e que pode ser usado pelo homem para seus próprios fins, sem função alguma, simplesmente existe. Um octógono acolchoado com janelas em 360º para se sentar, pensar, ler, se reunir, para nada.